segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A carroça vazia

Certa manhã o pai andava pelo bosque com seu filho e resolveu transmitir-lhe algumas lições de vida. Encostando-se numa árvore, olhou para o filho e perguntou-lhe o que estava ouvindo. Depois de fixar a atenção no lugar, o menino respondeu-lhe:
- Escuto o barulho do vento batendo nas folhas das árvores e o canto dos pássaros.
- Fora o barulho do vento e das aves, o que mais você escuta? – continuou o pai. Após apurar bem os ouvidos, o menino comentou:
- Ouço também o barulho de uma carroça.
- Muito bem, é o barulho de uma carroça vazia – afirmou o pai..
O menino ficou surpreso! Como o pai podia afirmar que a carroça estava vazia sem nem mesmo vê-la? E foi o que lhe perguntou.
- É fácil perceber quando uma carroça está vazia pelo barulho que ela faz. Quanto mais vazia a carroça, maior o barulho.
Assim também são as pessoas, meu filho – continuou o pai. – Quanto mais barulhentas, isto é, quanto mais agridem os outros, falam muito e não param para escutar, mais vazias ficam de si mesmas.
O menino cresceu, guardando consigo esse ensinamento. Todas as vezes que se depara com pessoas inoportunas e agressivas, pensa: “São como carroças vazias”.
Para não ser como carroça vazia, é necessário falar menos e escutar mais.

Reflita sobre a pergunta: Algum dia você já se sentiu uma carroça vazia?

Conclusão: Para que isso se torne possível em nossa vida precisamos praticar e é por isso que damos algumas dicas como tarefa de casa, a ser cumprida durante a semana:

Dicas Práticas:

1) Melhore sua capacidade de escutar, ouvindo mais os sons que se encontram em sua volta. Procure identificar os ruídos; assim você estará exercitando sua atenção.

2) Procure preencher a sua carroça interior com boas leituras, bons filmes, boas musicas, boas conversas.

Aprendemos muito quando sabemos escutar.
_________________________________
Recebi este texto pelo email e repasso a todos.